Residência Paulo Reis
Outubro | Novembro 2024
Adriana Dolci Palma
Atua nas áreas de educação, pesquisa e curadoria. É licenciada em História e mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em cotutela entre o Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e o Instituto de História da Arte da Universidade de Münster, na Alemanha, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizou estágio de pesquisa na Alemanha com bolsa CAPES PSDE, entre 2022 e 2023.
Membro do grupo de seminário de pesquisa "Conectando a Fronteira Amazônica: Fluidez Artística e Cultural na Modernidade", promovido pelo programa Connecting Art Histories da Fundação Getty em parceria com a Universidad San Francisco de Quito (USFQ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidad de los Andes (Uniandes, Bogotá), entre 2023 e 2024. Integrante convidada do grupo de pesquisa “América Latina más allá de la utopía: (pos) modernidad, arte y ciudadanía crítica”, promovido pela Fundación Sura da Colômbia.
É professora em cursos de história da arte do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na École Intuit Lab São Paulo. Atualmente também faz a curadoria e a gestão do acervo particular do artista Edemur Casanova.
Realizou diversos trabalhos junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo, em especial para os setores Educativo, Comunicação e Pesquisa e Curadoria, para este último também colaborou como pesquisadora e assistente de curadoria, entre 2014 e 2015. Foi pesquisadora junto ao Museu Afro Brasil de 2018 a 2020. Foi professora junto a cursos livres do MIS SP. Fez a curadoria da exposição "Rodrigo Linhares: vivências por reflexo", ganhadora do 1º Edital de Exposições Temporárias do Museu do Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Foi assistente de pesquisa e curadoria junto ao Museu de Arte Contemporânea da USP entre 2011 e 2014.
Durante sua residência de curadoria no Projeto Fidalga está trabalhando com os artistas Bené Fonteles, David Almeida, Leka Mendes e Otávio Zani, para uma exposição que ocupará as salas do Projeto Fidalga em novembro de 2024.
Adriana Palma
Projeto curatorial ganhador do Edital de Exposições Temporárias do MAC USP, intitulado “Rodrigo Linhares: Vivências por reflexo”. Exposição realizada de 9 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020. Folder disponível em: FOLDER DIGITAL Rodrigo Linhares 1.indd (usp.br)
Folders de divulgação de cursos livres ministrados por Adriana Palma junto à Pinacoteca de São Paulo, ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e ao Museu Afro Brasil, entre 2020 e 2022.
Registros de trabalho de curadoria e gestão do acervo do artista visual Edemur Casanova, 2024.