• Home
  • Sobre
  • Espaços
  • Projeto Fidalga
    • Exposições
    • Ativacões Fidalga
    • Artista Convidado
  • Residência Paulo Reis
    • Intercâmbio
    • Programa PONTE
  • Publicações
  • Agenda
  • Contato

  • EN
Menu
  • Home
  • Sobre
  • Espaços
    • Sala Aquário
    • Salas Espelho
    • Residência
  • Projeto Fidalga
    • Exposições Realizadas
    • Ativações Fidalga
    • Artista Convidado
  • Residência Paulo Reis
    • Intercâmbio
    • Programa PONTE
  • Publicacões
  • Agenda
  • Contato
  • English version
logo.png

Residência Paulo Reis

Agosto  /  2025

 

Carlos Aires (Ronda, Espanha, 1974) é um artista multidisciplinar. Licenciou-se em Belas-Artes pela Universidade de Granada, na Espanha. Após a graduação, em 1997, mudou-se para a Holanda, onde realizou estudos de pós-graduação na Fontys Academy (Tilburg, Holanda), no HISK (Antuérpia, Bélgica) e na Ohio State University (EUA).

Aires recebeu inúmeras bolsas e prêmios de prestígio, entre eles: OMI Residency (EUA), Edith Fergus Gilmore Award (EUA), Generación 2008, Caja Madrid (Espanha), Young Belgian Art Prize (Bélgica), Primeiro Prêmio para Jovens Artistas Andaluces (Espanha), Fulbright Fellowship (EUA), Walter Debrock Prize (Bélgica), Bolsa Manuel Rivera (Espanha) e De Pont Atelier (Holanda). Seu trabalho já foi apresentado em importantes instituições e bienais internacionais, como CAC (Málaga), MACBA (Barcelona), DIDAC (Santiago de Compostela), CA2M (Madrid), Casal Solleric (Maiorca) e CAAC (Sevilha). No exterior, destacam-se as exposições no BOZAR (Bélgica), Les Abattoirs FRAC Occitanie (França), Boulder Museum of Contemporary Art (EUA), Palácio Imperial de Belvedere (Áustria), Le Delta (Bélgica), BB6 Bienal Internacional de Bucareste (Romênia), Mu.ZEE (Bélgica), 5ª Bienal de Tessalônica (Grécia), Museo de Arte Carrillo Gil (México), BPS22 (Bélgica), MMSU Rijeka (Croácia), Pavillon de l’Exil (França), Palazzo Riso – Museu de Arte Contemporânea de Palermo (Sicília), De Bond Museum (Bélgica) e Musée d’Art Contemporain de Montréal (Canadá), entre outros.

Sua obra integra importantes coleções públicas na Espanha e no exterior. Na Espanha: CAAC (Sevilha), Banco de España (Madrid), ARTIUM (Vitória), MACBA (Barcelona), CA2M (Madrid), CAC (Málaga) e Caja Madrid. Em coleções internacionais: MACAM (Portugal), ARTER (Turquia), Maison Particulière (Bélgica), Les Abattoirs FRAC Occitanie (França), Fondazione Benetton (Itália), National Bank of Belgium, 21c Museum (EUA), MAK (Áustria) e BPS22 (Bélgica).

A residência de Carlos Aires em São Paulo integra a programação oficial do projeto Aquí Allí Aqui Lá, uma iniciativa de intercâmbio entre espaços independentes de São Paulo e Madri, organizada pela Associação Interfaz, de Javier Martín-Jiménez e Soren Meschede, com o apoio do Programa para a Internacionalização da Cultura Espanhola (PICE), promovido pela Acción Cultural Española (AC/E).

Atividade subvencionada pelo Ministerio de Cultura, programa de Ayudas para la acción y la promoción cultural @culturagob

Projeto realizado com o apoio do programa de ayudas a la creación y la movilidad do Ayuntamiento de Madrid @madrid

Com a colaboração do Centro Cultural Las Cigarreras de Alicante @lascigarrerascc

Projeto beneficiado pelo Programa para la Internacionalización de la Cultura Española (PICE) da Acción Cultural Española (AC/E) @acecultura

	Retrato Carlos Aires

	Foto: Lluc Queralt

Retrato Carlos Aires

Foto: Lluc Queralt

	TELEDIARIO V, 2022

	Pratos de porcelana vidrada, forex, ímãs

	300 × 200 × 13 cm

	Peça única

	Coleção do BPS22 (Musée d’Art de la Province de Hainaut), França

	Foto: Marwin Sanchez

	Instagram: @Marwinstudio

TELEDIARIO V, 2022

Pratos de porcelana vidrada, forex, ímãs

300 × 200 × 13 cm

Peça única

Coleção do BPS22 (Musée d’Art de la Province de Hainaut), França

Foto: Marwin Sanchez

Instagram: @Marwinstudio

	BLIND, 2025

	Dimensões variáveis

	Instalação de 2500 lanternas de papel com imagens de arquivo de catástrofes globais, cada uma iluminada por uma lâmpada interna. As luzes se apagam temporariamente, deixando o espaço em completa escuridão.

	Galeria Sabrina Amrani

	Foto: JuanCarlosQuindos

	Instagram: @jc_quindos

BLIND, 2025

Dimensões variáveis

Instalação de 2500 lanternas de papel com imagens de arquivo de catástrofes globais, cada uma iluminada por uma lâmpada interna. As luzes se apagam temporariamente, deixando o espaço em completa escuridão.

Galeria Sabrina Amrani

Foto: JuanCarlosQuindos

Instagram: @jc_quindos

	BLIND, 2025

	Detalhe

	Dimensões variáveis

	Instalação de 2500 lanternas de papel com imagens de arquivo de catástrofes globais, cada uma iluminada por uma lâmpada interna. As luzes se apagam temporariamente, deixando o espaço em completa escuridão.

	Galeria Sabrina Amrani

	Foto: JuanCarlosQuindos

	Instagram: @jc_quindos

BLIND, 2025

Detalhe

Dimensões variáveis

Instalação de 2500 lanternas de papel com imagens de arquivo de catástrofes globais, cada uma iluminada por uma lâmpada interna. As luzes se apagam temporariamente, deixando o espaço em completa escuridão.

Galeria Sabrina Amrani

Foto: JuanCarlosQuindos

Instagram: @jc_quindos

	The End, 2022/2025

	Dimensões variáveis

	Instalação composta por esculturas em latão e escoras/estruturas de construção perfuradas com textos e esculturas em latão.

	DIDAC (Santiago de Compostela)

The End, 2022/2025

Dimensões variáveis

Instalação composta por esculturas em latão e escoras/estruturas de construção perfuradas com textos e esculturas em latão.

DIDAC (Santiago de Compostela)

	The End, 2022/2025

	Dimensões variáveis

	Instalação composta por esculturas em latão e escoras/estruturas de construção perfuradas com textos e esculturas em latão.

	DIDAC (Santiago de Compostela)

The End, 2022/2025

Dimensões variáveis

Instalação composta por esculturas em latão e escoras/estruturas de construção perfuradas com textos e esculturas em latão.

DIDAC (Santiago de Compostela)

	Retrato Carlos Aires

	Foto: Lluc Queralt
	TELEDIARIO V, 2022

	Pratos de porcelana vidrada, forex, ímãs

	300 × 200 × 13 cm

	Peça única

	Coleção do BPS22 (Musée d’Art de la Province de Hainaut), França

	Foto: Marwin Sanchez

	Instagram: @Marwinstudio
	BLIND, 2025

	Dimensões variáveis

	Instalação de 2500 lanternas de papel com imagens de arquivo de catástrofes globais, cada uma iluminada por uma lâmpada interna. As luzes se apagam temporariamente, deixando o espaço em completa escuridão.

	Galeria Sabrina Amrani

	Foto: JuanCarlosQuindos

	Instagram: @jc_quindos
	BLIND, 2025

	Detalhe

	Dimensões variáveis

	Instalação de 2500 lanternas de papel com imagens de arquivo de catástrofes globais, cada uma iluminada por uma lâmpada interna. As luzes se apagam temporariamente, deixando o espaço em completa escuridão.

	Galeria Sabrina Amrani

	Foto: JuanCarlosQuindos

	Instagram: @jc_quindos
	The End, 2022/2025

	Dimensões variáveis

	Instalação composta por esculturas em latão e escoras/estruturas de construção perfuradas com textos e esculturas em latão.

	DIDAC (Santiago de Compostela)
	The End, 2022/2025

	Dimensões variáveis

	Instalação composta por esculturas em latão e escoras/estruturas de construção perfuradas com textos e esculturas em latão.

	DIDAC (Santiago de Compostela)
Ateliê Fidalga - São Paulo, SP
+55 (11) 3813-4249 - ateliefidalga@gmail.com