Residência Paulo Reis
Clique aqui para ver imagens do resultado da Residência Paulo Reis
Janeiro / 2024
Renato Pera
São Paulo, BR, 1984
É artista, pesquisador e professor universitário com formação em Artes Visuais (Doutor, Mestre e Bacharel) pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do CNPq (2023), Capes (2019-2021), Technological University Dublin (2018) e da FAPESP (2015-2016). Foi premiado pelo 42o Salão de Arte de Ribeirão Preto (2017), 24o Visualidade Nascente (2016), e indicado ao Prêmio PIPA (2017 e 2014). Participou das residências artísticas Museu Sem Paredes (2021), Red Bull House of Art (2011) e Programa de Residencias Artísticas Para Creadores de Iberoamérica y Haití en México (2010). Alguns de seus projetos para espaços públicos incluem Rumor (Museu da Cidade de São Paulo, 2022), Outdoor (Museu de Arte de Ribeirão Preto, 2018), Vão e Vazão (São Paulo, 2017), FIG.3 (CAL-UNB, Brasília, 2017) e Projeto Vitrines (MASP/ Metrô de São Paulo, 2011), entre outros. Participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, com destaque para Ópera Citoplasmática (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2022), Tragédia! (Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, SP, 2022), Sangue (Auroras, SP, 2020), Metáforas Construidas (Bogotá, 2015), Ural Biennial (Rússia, 2012), e La Otra (Bogotá, 2011). Desde 2022, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ART-UERJ).
Os trabalhos de Renato Pera podem ser localizados num campo de experimentação aberto, sem hierarquias quanto aos meios, e de interesse pelo espaço arquitetônico, urbano, por mídias digitais e analógicas. Configuram-se, em geral, como respostas aos contextos onde são exibidos ou produzidos, mantendo ativas as tensões históricas e contemporâneas, ficcionais ou reais, encontradas nesses contextos. Para o artista, materiais, cores, sons e espaços carregam usos e significados sociais específicos, códigos e memórias corporais que são colocados em circulação, de modo crítico, pelos trabalhos. Frequentemente, Pera utiliza elementos que produzem fascínio visual e sensação de artificialidade, como superfícies brilhantes, espelhadas, cores e luzes saturadas, referidos às superfícies luminosas do neoliberalismo e da globalização, da propaganda, da arquitetura e das telas, bem como aos seus comportamentos correlatos de narcisismo, hedonismo e assepsia. Ao mesmo tempo, o caráter fetichista dessas experiências é contrariado pela precariedade dos materiais que ostentam marcas processuais, acidentes, improvisos e irregularidades, pelo humor, por alusões escatológicas e fisiológicas, e por seu interesse pelo gore, pelo filme de horror e pela pornografia. Sua abordagem teórico-prática é informada pela temporalidade fragmentada da noção de imagem dialética (Walter Benjamin), pela ficcionalização da experiência e situa-se criticamente no presente necropolítico (Achille Mbembe) e gore capitalista (Sayak Valencia), a partir de uma perspectiva geopolítica latino-americana.
Renato Pera
Sangue, 2020
Revestimento de paredes com módulos de plástico lisos e termoformados, equipamento de áudio, narração de receita de galinha ao molho pardo por José Mojica Marins, Cada módulo: 40 x 60 cm, Áudio: 2 min.
Créditos: Termoformagem: Embaform/ Hiroshi Honma, Narração: José Mojica Marins, Edição de áudio: Acácia Montagnolli.
Auroras, São Paulo.
Fotos: Ding Musa.
Sangue, 2020
Revestimento de paredes com módulos de plástico lisos e termoformados, equipamento de áudio, narração de receita de galinha ao molho pardo por José Mojica Marins, Cada módulo: 40 x 60 cm, Áudio: 2 min.
Créditos: Termoformagem: Embaform/ Hiroshi Honma, Narração: José Mojica Marins, Edição de áudio: Acácia Montagnolli.
Auroras, São Paulo.
Fotos: Ding Musa.
Sangue, 2020
Revestimento de paredes com módulos de plástico lisos e termoformados, equipamento de áudio, narração de receita de galinha ao molho pardo por José Mojica Marins, Cada módulo: 40 x 60 cm, Áudio: 2 min.
Créditos: Termoformagem: Embaform/ Hiroshi Honma, Narração: José Mojica Marins, Edição de áudio: Acácia Montagnolli.
Auroras, São Paulo.
Fotos: Ding Musa.
Fim de festa, 2022
Papel de parede, Imagem digital, impressão em vinil adesivo, Dimensão total: 4,65 x 28,68 m, Painel esquerdo: 4,65 x 9,08 m, Painel direito: 4,65 x 19,60 m.
Créditos de produção: Fotografia: Paulo Pereira _ Teia Documenta, Técnico de luz: Marcos Lucas Veloso (CEU Vila Rubi), Edição de imagem: Mauro de Souza, Impressão e instalação: WeGo Print, Apoio: CEU Vila Rubi/ David Santos.
Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, São Paulo.
Foto: Eduardo Ortega/ Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel.
Fim de festa, 2022
Papel de parede, Imagem digital, impressão em vinil adesivo, Dimensão total: 4,65 x 28,68 m, Painel esquerdo: 4,65 x 9,08 m, Painel direito: 4,65 x 19,60 m.
Créditos de produção: Fotografia: Paulo Pereira _ Teia Documenta, Técnico de luz: Marcos Lucas Veloso (CEU Vila Rubi), Edição de imagem: Mauro de Souza, Impressão e instalação: WeGo Print, Apoio: CEU Vila Rubi/ David Santos.
Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel, São Paulo.
Foto: Eduardo Ortega/ Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel.
Rumor, 2022-2023
Site-specific, Fibra de vidro, pintura automotiva, cimento, hastes de metal, cabos elétricos, alto-falantes, amplificadores, players de mídia, arquivos de áudio, Objetos escultóricos: 7 peças, 50 (diâmetro) x 100 cm (cada), Áudios: 56 min (aprox.).
Créditos: Concepção e direção geral: Renato Pera, Produção executiva: Nathalia Ungarelli (NU Projetos de Arte), Coordenação de produção: Heloisa Leite, Textos: Guilherme Soares Dias (Guia Negro), Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina, USP), Renato Pera, Santiago Nazarian, Vozes: Cristiane Fernandes, Fred Studio Produtora de Jingles, Guilherme Soares Dias, Manoel Gonçalves, Manuel Fabrício, Paola Molinari, Voicetel Comunicações, Pesquisa de arquivos: Breno de Faria e Renato Pera, Assistente do artista: Thayna Teixeira, Produção musical: Pele Preta – Renato Gama, Ronaldo Gama e Kauê Gama, Equipamento de som: MMV Montagens Audiovisuais, Cornetas: Machida Comunicação, Projeto gráfico: Mauro de Souza.
Beco do Pinto, Museu da Cidade de São Paulo.
Foto: Paulo Pereira_Teia Documenta.
Rumor, 2022-2023
Site-specific, Fiberglass, automotive paint, cement, metal rods, electrical cables, speakers, amplifiers, media players, audio files, Sculptural objects: 7 pieces, 50 (diameter) x 100 cm (each) , Audios: 56 min (approx.).
Credits: Conception and general direction: Renato Pera, Executive production: Nathalia Ungarelli (NU Projetos de Arte), Production coordination: Heloisa Leite, Texts: Guilherme Soares Dias (Guia Negro), Paulo Saldiva (Faculty of Medicine, USP), Renato Pera, Santiago Nazarian, Voices: Cristiane Fernandes, Fred Studio Jingles Producer, Guilherme Soares Dias, Manoel Gonçalves, Manuel Fabrício, Paola Molinari, Voicetel Comunicações, Archive research: Breno de Faria and Renato Pera, Artist's assistant: Thayna Teixeira, Musical production: Pele Preta – Renato Gama, Ronaldo Gama and Kauê Gama, Sound equipment: MMV Audiovisual Montagens, Cornets: Machida Comunicação, Graphic design: Mauro de Souza.
Beco do Pinto, Museum of the City of São Paulo.
Photo: Paulo Pereira_Teia Documenta.