Residência Paulo Reis
Novembro – Dezembro / 2025
Rebecca Rose Cuomo (Nova York, 1990)
Rebecca Rose Cuomo é curadora independente, escritora, consultora e produtora com base em Nova York. É mestre em História da Arte pelo Institute of Fine Arts da New York University, onde apresentou sua tese sobre performance contemporânea de mulheres brasileiras negras (“Matéria Negra: Notas sobre Ser e Tornar-se / Mulheres Negras e o Brasil”).
Ao longo da última década, Rebecca colaborou de perto com artistas para pesquisar, desenvolver, produzir e apresentar exposições e performances ambiciosas em instituições e galerias de todo o mundo. Ela idealizou e colaborou em projetos curatoriais no El Museo del Barrio, Nova York; Frieze London; ArtBasel Miami Beach; ARCOmadrid; Fabienne Levy, Lausanne; Mattatoio Roma; Lacasapark Artist Residency, Nova York; e Galería CURRO, Guadalajara; entre outros. Mais recentemente, coordenou “Andrea Galvani: The Void Migrates to the Surface”, uma instalação imersiva de vídeo e som multicanal apresentada no Fotografiska Shanghai (2025–2026).
A residência de Rebecca Rose Cuomo no Ateliê Fidalga, em São Paulo, é dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de seu projeto curatorial de longo prazo “To See the Earth at the End of the World”, inspirado na coletânea de poemas de mesmo nome de Ed Roberson. O trabalho de Rebecca reflete sobre como artistas imaginam futuros e constroem novos mundos neste momento de virada histórica. Ela investiga conexões e tensões entre sistemas criados pelo homem no contexto de transformação e renovação ecológica e geológica. Ao final de sua residência, Rebecca apresentará os resultados de sua pesquisa em uma exposição que ocupará as galerias do Ateliê Fidalga.
Rebecca Rose Cuomo
“Andrea Galvani: The Void Migrates to the Surface”, exposição individual de Andrea Galvani (Fotografiska, Shanghai, 2025-2026)
“Andrea Galvani: The Void Migrates to the Surface”, exposição individual de Andrea Galvani (Galería CURRO, Guadalajara, 2025)
“Andrea Galvani: Elevation”, exposição individual de Andrea Galvani (Fabienne Levy, Lausanne, 2019)