Residência Paulo Reis
Fevereiro / 2026
Otavio Zani
1980, São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo
Artista visual e educador, Otavio Zani desenvolve sua pesquisa a partir dos desdobramentos da linguagem gráfica (desenho, gravura e monotipia) em um processo experimental que integra técnica, intuição e gestualidade.
Sua produção recente investiga afetivamente a memória por meio de impressões e colagens de superfícies encontradas, como pisos, janelas e pedaços de madeira. Nessas obras, relações simbólicas e matéricas se entrelaçam, revelando camadas sensíveis e múltiplas dimensões entre o gesto e o suporte. Os limites entre gravura, monotipia e desenho se dissolvem em processos abertos e exploratórios.
Entre 2005 e 2008, integrou o coletivo Ateliê Espaço Coringa e, de 2016 a 2021, participou do Ateliê Fidalga. Expôs em diversas instituições no Brasil e no exterior, com destaque para as individuais Impalpable (Centre de Diffusion Presse Papier), Canadá, 2023 e Pertencimento(Casa Galeria),2022.
Formado em Ciências Sociais pela USP, possui ampla experiência em projetos artístico-pedagógicos. Atuou na coordenação do Educativo da 30ª Bienal de São Paulo e ministrou cursos em instituições como o Instituto Tomie Ohtake e o SESC.
Sem título [trabalho da série Bruma I], 2025
Xilogravura sobre papel
66 x 91cm
Otavio Zani
"Aqui eu nasci e os meus se frutificam em mim" , 2022
Monotipia e xilogravura s/tecido - Detalhes
117x180cm
trabalho da série "Pertencimento", 2022
técnica mista 30 x 20cm