Residência Paulo Reis
Abril / 2025
Mieko Matsumoto
1974, Ibaraki, Japão
Vive e trabalha em Hitachinaka (Ibaraki), Japão
Matsumoto percebe o ambiente natural—incluindo geologia, recursos naturais e topografia—como um dos fundamentos da sociedade. Ela tem se interessado pelas histórias individuais que emergem da história e da indústria modernas, moldadas pela geologia e topografia, bem como pela política e dinâmica social do ambiente e das
paisagens. Nos últimos anos, ela tem tentado visualizar a influência mútua entre o ambiente natural e a sociedade humana, juntamente com as emoções e ilusões que surgem deles, utilizando uma variedade de mídias, como fotografia, filme, som, texto, relíquias de guerra e luz.
Nascida em 1974 em Ibaraki, Japão. Vive e trabalha em Hitachinaka (Ibaraki), Japão. Formou-se com bacharelado no Departamento de Estética e História da Arte pela Jissen Women’s University em 1998. Fotógrafa e artista, Matsumoto trabalhou anteriormente como curadora. Ela apresenta trabalhos de fotografia, texto, som e vídeo centrados no tema do movimento na natureza, na humanidade e no cotidiano das pessoas. Nos últimos anos, lançou projetos como “There Is Something About Maison Kenpoku” (2018–), compartilhando seu processo de pesquisa na província de Ibaraki, onde está baseada. Ela organiza e dirige o Maison Kenpoku, um projeto focado na criação de espaços abertos dentro da comunidade.

Mieko Matsumoto
