Residência Paulo Reis
fevereiro / 2011
Mauro Cerqueira
nasceu em Guimarães, Portugal, 1982
vive e trabalha no Porto, Portugal
Representante da nova geração de artistas portugueses, trabalha com esculturas, instalações e situações que definem um projeto artístico que comenta a violência e conformidade social.
Durante o período de residência, o artista produziu uma série de trabalhos que foram apresentados na exposição “Sem Pé” em fevereiro de 2011 na Galeria Casa Triângulo.
Apresentados conjuntamente, os trabalhos de Mauro Cerqueira e de Nuno Sousa Vieira revelam algumas características e questões comuns, ainda que partindo de premissas e procedimentos bem distintos. Preocupações com a produção artística, fabril e arquitetônica, e particularmente com o excesso de produção, com os participantes e executantes desta produção (como o visitante da galeria, o operário ou o habitante da cidade) e especialmente com o abandono e a obsolescência a que se condenam determinadas estruturas e profissionais, os seus trabalhos revelam e exploram a tensão, fragilidade e precariedade da sociedade atual.
Mauro Cerqueira
Uma das obras realizadas pelo artista durante sua residência no Projeto Fidalga
vista geral da exposição Sem Pé, Galeria Casa Triângulo, São Paulo, Brasil
Exposição realizada com obras produzidas por Mauro Cerqueira, em parceria com o artista Nuno Sousa Vieira, durante sua residência no Projeto Fidalga
foto: Edouard Fraipont
vista geral da exposição Sem Pé, Galeria Casa Triângulo, São Paulo, Brasil
foto: Edouard Fraipont