Residência Paulo Reis
Clique aqui para ver imagens do resultado da Residência Paulo Reis
Agosto/Setembro 2023
Javier Martín-Jiménez
Curador, gestor cultural e professor universitário. Graduado em História da Arte pela Universidade Autônoma de Madri. Desde janeiro de 2020, é Curador Residente do Centro de Cultura Contemporânea Conde Duque em Madri. Ele também é co-diretor da Interfaz, uma consultoria especializada em Cultura que oferece assessoria a entidades públicas. Entre os projetos mais recentes, destaca-se a redação do concurso para o Serviço de criação e execução do programa "Residências criativas no Centro Cultural Las Cigarreras de Alicante" (2022), o "Estudo de implementação de um modelo de gestão de percentual de arte pública na cidade de Madri" (2022), para a Direção Geral do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Madri, e o "Plano estratégico de Cultura e Patrimônio Cultural (PECPC)" para o Governo de Cantábria (2023).
Membro do Conselho Consultivo do MACBA Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires desde maio de 2022. De setembro de 2015 a setembro de 2019, atuou como Consultor de Arte na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Comunidade de Madri. Anteriormente, foi Fundador e Diretor da plataforma independente de projetos culturais "Hablar en arte", bem como Coordenador Geral da PHotoEspaña, um festival internacional de fotografia.
Entre as exposições que curou, destacam-se: "Toda devoção causa ira", exposição individual de Liza Ambrossio (Sala Amós Salvador, Logroño, 2023); "Sob a superfície (medos, monstros, sombras)" (Centro de Cultura Contemporânea Conde Duque, Madri, 2020-2021); "Finlândia?" (juntamente com Sören Meschede, Sala Alcalá 31, Madri, 2014).
Atualmente, está trabalhando com os artistas Regina Giménez e Rafel G. Bianchi no projeto "Entre a cabana e o arranha-céu", que estará em exibição nas salas expositivas do Ateliê Fidalga em setembro de 2023.
A residência artística de Javier Martín-Jiménez no Projeto Fidalga recebeu o apoio do PICE [Programa para a Internacionalização da Cultura Espanhola] da AC/E, Ação Cultural Espanhola.
Javier Martín-Jiménez
Capa do livro de Liza Ambrossio. Textos de Javier Martín-Jiménez, Cuauhtémoc Medina e Arianna Rinaldo (exposição na Sala Amós Salvador, Logroño, 2023)
Capa do livro "Bajo la superficie (miedos, monstruos, sombras)". Textos de Javier Martín-Jiménez, Bea Espejo, Marián López Fdz. Cao, Agustín Fernández Mallo e uma conversa entre Marta Echaves, Aurora Fernández Polanco e Marta Labad (exposição no Centro de Cultura Contemporânea Conde Duque, Madrid, 2020-2021)
Capa do livro "¿Finlandia?". Textos de Javier Martín-Jiménez e Sören Meschede, Kimmo Modig, Anna-Kaisa Rastenberger, Helena Björk, Juha-Heikki Tihinen (exposição na Sala Alcalá 31, Madrid, 2014).