• Home
  • Sobre
  • Espaços
  • Projeto Fidalga
    • Exposições
    • Ativacões Fidalga
    • Artista Convidado
  • Residência Paulo Reis
    • Intercâmbio
    • Programa PONTE
  • Publicações
  • Agenda
  • Contato

  • EN
Menu
  • Home
  • Sobre
  • Espaços
    • Sala Aquário
    • Salas Espelho
    • Residência
  • Projeto Fidalga
    • Exposições Realizadas
    • Ativações Fidalga
    • Artista Convidado
  • Residência Paulo Reis
    • Intercâmbio
    • Programa PONTE
  • Publicacões
  • Agenda
  • Contato
  • English version
logo.png

Residência Paulo Reis

Novembro  /  2025

 

Gabriela Albergaria é uma artista portuguesa que vive e trabalha entre Bruxelas e Lisboa.

 

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, recebeu inúmeras bolsas e residências artísticas, tais como a Künstlerhaus Bethanien, Berlim (2000/2001) com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian) / Cité Internationale des Arts, Paris (2004) / Villa Arson, Centre National d'Art Contemporain, Nice (2008) / The University of Oxford Botanic Garden, em colaboração com The Ruskin School of Drawing and Fine Art, Oxford (2009/2010), Winter Workspace, Wave Hill Public Garden and Cultural Center, Nova Iorque (2012), Residency Unlimited, Nova Iorque, EUA (2015), Flora ars+natura, Bogotá, Colômbia (2015), Gate 27, Istambul (2024).

 

O trabalho de Gabriela Albergaria envolve um território: a natureza. A artista convoca temas em torno das relações culturais, históricas e económicas com a natureza, na sua tradição ocidental. Nas obras de Gabriela Albergaria, estas relações têm sido enunciadas e trabalhadas a partir de uma reflexão sobre o jardim e a paisagem (enquanto espaços naturais desenhados, contruídos e regulados) ou de uma reflexão sobre a aclimatação-deslocação de plantas que nos remete para práticas extrativistas e intensivas, no contexto alargado do projeto colonial (colonização da natureza).

 

Mais recentemente os seus trabalhos tem vindo a interrogar, com sentido de urgência, a predação e a destruição dos ecossistemas. Reencenando poeticamente ações centradas na regeneração, recuperação e reutilização de práticas, materiais e objetos usados, refletindo sobre a questão do desperdício.

 

Uma seleção de exposições individuais inclui

 

The Best Way to Kill a Tree Openspace,  Nancy (2025), Season to Rest or Reparar, Rèparer, Repair Sapar Contemporary, New York USA (2025) “Desperdícios”, Galeria Vera Cortês (Lisboa, 2023); “CAM in Motion: Gabriela Albergaria – Can we go in a new direction?”, Centro de Arte Moderna Gulbenkian, instalação na Praça do Centro Comercial Fonte Nova (Lisboa, 2023); “Para onde agora? Where to now? Aller où maintenant?”, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (São Paulo, 2022); A Natureza Detesta Linhas Retas, Culturgest (Lisboa, 2020); “…an adventure in which humans are only one kind of participant…”, Galeria Vera Cortês (Lisboa, 2019); “Inanimate Object, or a complete cycle of the soil”, Sheffield Park and Garden National Trust (Sheffield, 2018); “Endless infinity”, Museu Nacional Grão Vasco (Viseu, 2017); “Ah, al fin, naturaleza”, FLORA ars+natura (Bogotá, 2016); “Ah, Finalmente, Natureza”, Fórum Eugénio de Almeida (Évora, 2015); “Terra / Território”, Consulado Geral de Portugal em São Paulo (2015); “Two Trees in Balance”, Socrates Sculpture Park (Nova Iorque, 2015); “D28 / L´espace est une impasse où son temps s´abolit”, Kunstverein Springhornhof (Neuenkirchen, 2015); “Time Scales”, Vera Cortês Art Agency (Lisboa, 2014); “O Balanço da Árvore Exagera a Tempestade”, Galeria Vermelho (São Paulo, 2014); “No hay tal cosa como la naturaleza”, Carmen Araújo Arte (Caracas, 2013); “Invertir a posição”, Galeria Wu (Lima, 2012); “Térmico”, Pavilhão Branco do Museu da Cidade (Lisboa, 2010); “ABRACADÁRVORE”, Museu de Arte Moderna da Bahía (São Salvador da Bahía, 2008).

 

Entre as suas exposições coletivas recentes, destacam-se “Underground. Exploring Ecosystems”, Museo Villa Dei Cedri, Switzerland, “Festa. Fúria. Femina. – Obras da Coleção FLAD”, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores, 2022); “Tout Ce Que Je Veux. Artistes Portugaises de 1900 à 2020”, Centre de Création Contemporaine Olivier Debré (Tours, 2022); “Zona da Mata”, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (São Paulo, 2021); “Tudo o que eu quero – Artistas portuguesas de 1900 a 2020″, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2021); “Drawing Power Children of Compost”, Drawing Lab, Paris e Frac Picardie, Hauts-de-France (2021); “ProjectoMAP 2010–2020. Mapa ou Exposição”, Museu Coleção Berardo (Lisboa, 2020); “Tree Time”, Museo Nazionale della Montagna (Turim, 2019); “Second Nature: Portuguese Contemporary Art from the EDP Foundation Collection”, The Kreeger Museum (Washington, 2018); “Descubriendo un diálogo en el tiempo, Colección de la Fundación Coca-Cola”, Museo Lázaro Galdiano (Madrid, 2018).

	Gabriela Albergaria

Gabriela Albergaria

	Pinhal de Leiria #6, 2016/2025

	Madeira e argila autosecante

	50 x 12 cm

	 

Pinhal de Leiria #6, 2016/2025

Madeira e argila autosecante

50 x 12 cm

 

	Forêt Soignes 13.22.35, 2025

	Impressão jato de tinta sobre papel rag e lápis de cor sobre papel (Heritage Woodfree Bookwhite 315 g/m²)

	85 x 100cm

Forêt Soignes 13.22.35, 2025

Impressão jato de tinta sobre papel rag e lápis de cor sobre papel (Heritage Woodfree Bookwhite 315 g/m²)

85 x 100cm

	Textil Remediation #7,

	Bordado Sashiko em tecidos de camisas antigas sobre desenho em pastel seco na parede (fundo)

	122 x 160 cm

Textil Remediation #7,

Bordado Sashiko em tecidos de camisas antigas sobre desenho em pastel seco na parede (fundo)

122 x 160 cm

	Gabriela Albergaria
	Pinhal de Leiria #6, 2016/2025

	Madeira e argila autosecante

	50 x 12 cm

	 
	Forêt Soignes 13.22.35, 2025

	Impressão jato de tinta sobre papel rag e lápis de cor sobre papel (Heritage Woodfree Bookwhite 315 g/m²)

	85 x 100cm
	Textil Remediation #7,

	Bordado Sashiko em tecidos de camisas antigas sobre desenho em pastel seco na parede (fundo)

	122 x 160 cm
Ateliê Fidalga - São Paulo, SP
+55 (11) 3813-4249 - ateliefidalga@gmail.com