Residência Paulo Reis
Abril / 2022
Clique aqui para ver imagens do resultado da Residência Paulo Reis
Elton Hipolito
nasceu em São Paulo, SP, 1983
vive e trabalha em São Paulo, SP
Artista visual, atua como conservador-restaurador de obras de arte e como montador de exposições. Bacharel em artes plásticas pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus, Santo André, SP e técnico em conservação e restauração de bens culturais pela Fundação de arte de Ouro Preto, MG.
Sua investigação parte da observação do arruinamento do espaço urbano, de onde busca por meio da pintura, criar um diálogo a partir de questões relacionadas ao esquecimento, a história, a memória e ao sentimento de pertencimento. Em paralelo, parte de sua pesquisa se aprofunda em processos alternativos para produção de tinta a partir de pigmentos minerais (terra) colhidos em determinados locais onde transita, buscando conectar a identidade da “vida” retratada com o seu local de origem ou permanência.
Possui obras no acervo do MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro e no Acervo Rotativo com curadoria do artista visual Laerte Ramos. Em 2020 foi selecionado no edital Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência – Itaú Cultural e no 3º edital de curadoria da OMA galeria, com curadoria de Camila Marchiori. Apresentou sua primeira exposição individual na Galeria Nello Nuno, Fundação de Arte de Ouro Preto, MG. Entre as principais exposições coletivas estão: 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais, 26º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, 5º Edição do Laboratório OMA de Artes Visuais, 19ª Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Foi contemplado com o prêmio estímulo no 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais. Participou das residênciaS artísticas: Kaaysá ART Residência (2021), C-LAB, a convite da Cisterna Galeria de Arte, Lisboa (2019).
Elton Hipolito
(detalhe) Processo de Tombamento #1, 2022
Tinta acrílica sobre lona escorada por caibros de madeira
120 x 140 x 100 cm
Processo de Tombamento #1, 2022
Tinta acrílica sobre lona escorada por caibros de madeira
120 x 140 x 100 cm
O preço de nossas escolhas...,2022
Da série (In)Rupturas.
Tinta acrílica e tinta preparada com tijolo scoletados em demoliçãos
40x60x3cm
s/ título # 1, da série Fato Consumado, 2021
Tijolo coletado em demolições folheado a ouro falsa sobre tapume e madeira
19 x 31 x 11 cm
(detalhe) s/ título # 1, da série Fato Consumado, 2021
Tijolo coletado em demolições folheado a ouro falsa sobre tapume e madeira
19 x 31 x 11 cm