Residência Paulo Reis
Clique aqui para ver imagens do resultado da Residência Paulo Reis
Abril / 2023
Dalila Gonçalves
1982, Castelo de Paiva (Portugal).
Vive e trabalha no Porto, Portugal.
É licenciada em Artes Plásticas-Pintura (FBAUP 2005) e Mestre em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP e FPCEUP (Universidade do Porto 2009). Concluiu, na mesma universidade, o primeiro ano do Doutoramento. Em 2008 foi seleccionada para a II edição do Curso de Fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Entre 2010 e 2011 trabalhou em Barcelona no atelier do artista plástico Ignasi Aballí como bolseira do programa Inov-art. Foi artista em residência no Programme KulturKontakt, Viena, Austria (2017); na Residência Inclusartiz (Rio de Janeiro 2014); na Residência Pivô- Arte e Pesquisa (São Paulo 2018) e Fundación Marso, (México DF 2020).
Expõe regularmente em instituições e galerias em diferentes países da Europa, da América do Sul e EUA. Países onde está representada em colecções públicas e privadas.
Apresentou o seu trabalho na Arco Madrid (soloproject); Zona MACO, México (soloproject); ArcoLisboa; ArteRio e SPArte (soloproject) Brasil; ArtBO, Colômia; ArtLima- Perú; Vienna Artfair, Áustria; Artíssima, Itália; Untitled Miami (USA), entre outras.
Atrapa Sonidos
Vista CIAJG - Centro internacional das Artes José de Guimarães
Atrapanovios* (peça de artesanato tradicional mexicana feita em palma), lixas gastas em carpintarias portuguesas e Brasileiras, mecanismo de rotação, base de madeira, garra de animal com bola de cristal (usadas como base em bancos antigos de pianistas). Grés preto, água, cornetas talhados em forma de pássaro e peixe.
Dimensões variáveis, 2019
*concebidos para a peça
Dalila Gonçalves
Correntes de Ar
Vista - Fundación RAC - Pontevedra, Espanha
Chaleiras em cobre (banhadas a estanho) água, apitos em forma de pássaro, e discos elétricos de fogão, 2022
Dream Speakers, 2022
Cabaças e pigmentos de cor
Dimensões Variadas
Rodriguez Gallery, Polônia