Exposições
Casulo | Bettina Vaz Guimarães | de 20 de maio a 07 de junho de 2013
Metalinguagem Pictórica
por Luiz Telles
Bettina é uma artista afortunada. Conseguiu ao longo de sua trajetória um registro bastante preciso de sua evolução na visão de pessoas absolutamente conectadas com a contemporaneidade e com a sua proposta. Eu me sinto privilegiado por poder continuar esse registro e escolho fazê−lo de forma menos analítica e mais emocional.
Bettina se lançou no desafio desta exposição com a intenção clara de experimentar. Sem medo de errar, nem de produzir (e como ela produz!).
Parece necessitar de várias salas, continuas e conectadas, para testar o resultado de sua compulsão pela pintura, de sua paixão pela cor. Não importa mais de onde vem a forma − cubos de construção infantis, estímulos externos, artistas que habitam seu jardim de referências − o que importa é que isso vai dar a ela novos motivos para fazer novas pinturas.
Claro que continuam ali as discussões sobre a fragmentação da vida cotidiana, a domesticidade de que falaram Reginaldo Pereira e Kátia Canton, mas dessa vez isso é adereço. Está presente o discurso do repertório pessoal que mencionou Ricardo Rezende, mas menos preocupado com a sua origem e com a identificação de seus códigos.
Mais do que nunca, eu vejo aqui a expansão do prazer pela pintura que apontou Fernando Velásquez.
A vontade é tanta, que a obra tem que sair, mesmo que seja quadrada. O cubo pintado permite reforçar o caminho da pintura, permite mostrar que o assunto importa menos, que é possível se libertar deste companheiro de longa e intensa jornada, em benefício de outras discussões, literalmente mais abstratas.
A cor domina, a complexidade aumenta a tal ponto que não resta alternativa a não ser puxar a pintura da parede – agora colorida − e colocá−la em objetos físicos, como se estivéssemos olhando para uma metalinguagem pictórica: vendo cubos, pintados em cubos, dentro de um espaço expositivo que tem também esse formato.
Esse elemento traz um procedimento novo. Quase o caminho inverso de Braque e Picasso. Parece que Bettina sempre pintou seus objetos como se tivesse olhos em todos os lados, e agora ela busca a planificação dos vários espaços construídos na superfície tridimensional de outro objeto. As camadas se achatam. A cor se evidencia.
A grandiloqüência da sua pintura não é só física, como tem sido seus desenhos e muitos trabalhos da sua produção, é algo que mostra um acumulo interno de intenções, puramente estéticas, puramente sensíveis, quase evangelizadoras. Entre na cor, ela diz. Seja sugado pela explosão de tons, ande em volta de seus fragmentos. Sinta sua presença.
Não viemos aqui para ver a Bettina que escolhe meticulosamente a sua paleta a partir dos ambientes que está pesquisando, escolhendo os inequívocos verdes que menciona Moacir dos Anjos, nem a artista que vai construindo seus desenhos com várias folhas de papel. Aqui está uma Bettina visceral, inebriada pela cor e cheia de coragem para se lançar em algo que não sabe ao certo onde vai dar, mas cujo resultado todos vamos certamente apreciar.
Acho que o convite nesse momento é para que todos deixem seus filtros na porta, e que olhem o que está sendo apresentado como o novo, o ovo, mesmo que seja quadrado.

Convite

Vista geral da exposição Casulo / primeira sala

Vista geral da exposição Casulo / segunda sala

Vista geral da exposição Casulo / segunda sala

Detalhe da exposição Casulo / segunda sala




