Residência Paulo Reis
Clique aqui para ver imagens do resultado da Residência Paulo Reis
Abril / 2024
Belén Uriel
Madrid, Espanha,1974
vive e trabalha em Lisboa, Portugal.
A prática artística de Belén Uriel centra-se nos objetos domésticos e na forma como a maneira como nos relacionamos com eles pode condicionar os nossos hábitos sociais. A artista concentra-se nas qualidades esculturais de materiais como o vidro e o metal na criação de formas orgânicas originadas pelo design de objetos que acomodam, sustentam ou têm uma relação com o corpo humano. Estes elementos, reorganizados pela artista, parecem transformar-se em partes anatómicas, reconstruindo parcialmente e regressando aos corpos que indiretamente inspiraram a sua forma.
As suas exposições individuais e em dupla mais recentes incluem: Panóplias. Museum Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora (2023); Jamais o Acaso, UPPERCUT, Lisbon (2022); Green Rim, Cascina I.D.E. A, Agrate Conturbia (2022); Rayo Verde, THE RYDER, Madrid (2021); ANTES, DESPUES, AYER, MIENTRAS, AHORA, Madragoa, Lisbon (2020); Bonança, CA2M, Madrid (2019); Tandem: Gabriel Abrantes and Belén Uriel, Alexander and Bonin, New York (2019); Estudos do Labirinto, com Ana Santos, Museo da Marinha, Lisbon (2018); Qualia, Sismógrafo, Oporto (2018); Descanso, Madragoa, Lisbon (2017); Topázio, Gabinete, Lisbon (2017); segunda-feira, Culturgest, Lisbon (2016); Sand, Paper, Scissors, Projektraum Museum, Wiesbaden (2016); Lama no sapato, Parkour, Lisbon (2014); Pedra, Papel e Tesoura, Pavilhão Branco, Galerias Municipais, Lisbon (2013); Ni Blanco, Ni Negro, Appleton Square, Lisbon (2011).
Exposições coletivas selecionadas incluem: Between 58 and 131 infinitely, Galerie Martin Janda, Vienna (2023); Oh So Quiet…Material Meditations on Abstraction, WHATIFTHEWORLD Gallery, Cape Town (2023); Les Péninsules démarrées, Frac Nouvelle-Aquitaine MÉCA, Bordeaux (2022); Ninguém. Só eu., Centro de Arte Oliva, São João da Madeira (2022); Spirit of Kindergarten, Hedge House, Kasteel Wijlre, The Netherlands (2021); A Rooster Alone Does Not Weave The Dawn, Quinta do Quetzal, Vidigueira (2021); Anocero’19, The third Bank, Coimbra Biennial, Coimbra (2019-20); No habrá nunca una puerta. Estás adentro. Teixeira de Freitas Collection. Sala de Arte Santander, Santander Foundation, Madrid (2019); A sedução de uma vírgula bem colocada, MACE, Elvas (2018); And as things fell apart, nobody paid much attention, Monitor Gallery, Lisbon (2018); Approx., Condo London, Madragoa at The shop, Sadie Coles, London (2018); Vacío Perfecto, MUSAC, León (2017); Debaixo do Seu Nariz, Gare Maritima de Alcantara, Lisbon (2017); JADE-BI, Madragoa, Lisbon (2017); Drawing Biennial 2015, Drawing Room, London (2015); Home, Hollybush Gardens, London (2014); Laboratorio 987. Una pausa para reflexionar, MUSAC, León (2014); Paisajismo Craneoencefalico, Espacio Valverde, Madrid (2013); Cartografia do presente, Fundação Laxeiro, Vigo (2011); The Exterminating Angel, Palais de Beaux Arts de Bruxelles, Bruxelas (2010); Generaciones 09, La Casa Encendida, Madrid (2009); Celebrando, Intermediae, Matadero, Madrid (2007); The Process Room, I Am Somewhere Here, Irish Museum of Modern Art, Dublin (2006).
Belén Uriel foi galardoada com o 6º Prémio Audemars Piguet, ARCO Madrid (2018); Programa de Apoio às Artes Visuais Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2021-2015); Motehermoso Arte e Investigação, Centro de Arte Contemporânea Montehermoso, Vitoria (2011); 6ª Edição das Bolsas de Criação Artística MUSAC, León (2010-11); Bolsas de Criação de Arte Contemporânea Matadero, Centro de Arte Matadero, Madrid, (2010).
A residência artística de Belén Uriel no Projeto Fidalga recebeu o apoio do PICE [Programa para a Internacionalização da Cultura Espanhola] da AC/E, Ação Cultural Espanhola.
Belén Uriel
Shell (9001), 2024
Glass, fabric and lacquered iron,
162x50x55cm.
Shell (1018), 2023
Glass, brass and lacquered iron / 182x60x55 cm.
Quão (II), 2022 ,
Glass, bronze and lacquered iron
160x190x90 cm.