Residência Paulo Reis
Clique aqui para ver imagens do Resultado da Residência Paulo Reis
Agosto / 2017
Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Artistas portugueses com percursos expositivos separados, trabalhamos desde 2015 em colaboração. Com Laking, que realizámos em 2015 a convite do espaço artístico finlandês Oksasenkatu 11, iniciámos um projeto longo a propósito da representação da paisagem, em que refletimos com o desenho, a fotografia e o vídeo, de forma instalada, sobre colaboração artística, diferentes técnicas e culturas artísticas, território, escala e percurso. Mostrando na Galeria Bang Bang (Lisboa, 2016), Galeria Oitavo (Porto, 2017), Fundação José Rodrigues (Porto, 2017) e na Sputenik The Window (Porto, 2017) com as próximas exposições individuais nos Encontros da Imagem no Museu da Imagem em Braga, no Museu Geológico em Lisboa e na Casa-Museu Medeiros e Almeida em Lisboa. Em outubro de 2017 realizaremos uma viagem de estudo ao Japão com uma Bolsa de Estudo de Curta Duração da Fundação Oriente.
Daniel Moreira, vive e trabalha no Porto, Portugal. Licenciado em Arquitectura, inicia em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitectura, a ilustração e as artes plásticas. O seu trabalho aborda temas como a memória, o tempo e o lugar, onde através do desenho e da instalação abre um diálogo com a natureza e a ficção em torno da paisagem, numa reflexão sobre o próprio processo criativo. Tem desenvolvido vários projetos que são apresentados em diversos suportes como publicações de autor únicas ou de edição muito limitada. Participa em várias exposições individuais e coletivas como da arqueologia e dos lugares na Quase galeria no Porto, Ciclo ações estéticas quase instantâneas no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto, Ilustrarte 2016 no Museu da Electricidade em Lisboa, Grafixx Greenhouse na Beldisches Festival 2017 em Frankfurt e Black Hole - Grafixx Festival 2015 em Antuérpia, 10º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso no Museu Amadeo de Souza-Cardoso em Amarante, Tiny Universes na Tooth and Nail gallery em Adelaide, Austrália e What the hell is BOOTSBAU? na Bootsbau gallery em Berlim.
Rita Castro Neves, vive e trabalha no Porto, Portugal. Após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, em espaços estabelecidos (Museu de Arte Moderna da Bahia, Spike Island, Bristol, The Courtauld Institute of Art, Londres, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Korjaamo Gallery, Helsínquia, Museu Nogueira da Silva, Braga, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, Fábrica Asa, Guimarães Capital Europeia da Cultura), como em locais ditos não convencionais (escola primária, apartamento alugado, casa de banho pública, loja de discos, montra de um restaurante). Desenvolve projetos de curadoria, sobretudo na área da Live Art e é docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É membro colaborador do i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP onde criou e coordena, desde 2012, o grupo de investigação Sintoma. Performance. Investigação. Experimentação.
Daniel Moreira e Rita Castro Neves
In.visibilidades . Oitavo gallery . Porto . 2017
Communication: boats 2017 (detalhe)
caixa de luz com Impressão digital em backlit e grafite sobre papel vegetal
50 x 74.5cm
Communication (Rita to Daniel) Communication (Daniel to Rita) 2015
Lambda print, edition of 5 + 2 AP
70x100 cm cada (díptico)
um lugar . Fábrica Social Library | Fundação José Rodrigues . Porto . 2017
s título - untitled 2017
Caixa de luz com impressão digital em backlit
70 x 70 x 10 cm
Night and Day 2015
Grafite sobre papel
42x29,7cm cada (díptico)
Laking, Okasenkatu 11, Helsinki, Finland
Videocrafts #1: Ice and Earth House 2015
Installation